Cervejada A.A.A Comunicação PUC SP

Cervejada A.A.A Comunicação PUC SP

Galera,

como venho informando nos últimos posts.

Paramos de escrever aqui.

Estou numa rede de blogs chamada Free Style Mustache www.freestylemustache.blogspot.com

É bem interessante e tem uma idéia diferente.

Dêem uma olhada!

Lá estou escrevendo sobre surf, onde vc pode conferir a matéria da POROROCA www.freestylewaves.blogspot.com

E continuo escrevendo sobre Publicidade no www.freestyleads.blogspot.com

Aguardo vocês.

Valeu,

Bernardo

Pessoal que acompanha o Blogyourad.

Estou postando agora com um novo grupo de blogueiros numa rede de blogs.

E para continuar falando do mesmo tema que este blog trata, uma equipe de blogueiros resolveu criar dentro da rede Freestyle Mustache, o Freestyle Ads.

Por isso quem quiser continuar acompanhando os posts é só visitar o www.freestyleads.blogspot.com

Quem quiser acompanhar a rede e outros temas é só conferir no www.freestylemustache.blogspot.com

É isso ae… quem quiser, pode nos visitar e comentar.

Sejam bem vindos.

Este Blog nasceu como projeto da disciplina de Novas Tecnologias, do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP.

Após aprendermos sobre esta ferramenta de informação e relacionamento, alguns dos alunos iniciaram outros blogs, falando sobre assuntos que têm mais a ver com cada um.

Uma das redes que surgiufoi o FreestyleMustache.

Hoje escrevo nesta rede, sobre surf, ondas, praias, campeonatos etc.

Quem quiser conferir é só visitar www.freestylewaves.blogspot.com

Confiram!

A ação que eu postei ontem aqui falando sobre o lançamento da nova camiseta do Ajax é uma estratégia que visa não só divulgar o lançamento de um produto de forma diferente, como também visa gerar mídia espontânea e divulgação boca-a-boca.

Como é possível ver, estes vídeos acabam fazendo sucesso e vão sendo passados de internauta para internauta via, e-mail, messenger, orkut, facebook etc.

O Youtube é o canal onde podem ser vistos.

Reparem no grande número de visualizações que estes vídeos acabam tendo, de uma hora para outra, é o chamado mkt de guerrilha.

Hoje em dia existem até agências só especializadas nisso.

Confiram mais alguns vídeos do lançamento da camiseta do Ajax.

 

Ontem eu ia postar sobre esta ação inovadora do aspecto de divulgação que um clube se permitiu fazer.

Porém fui vendo como tudo é igual no futebol e desencanei de mostrar a ação.

Então hoje resolvi mostrar o que a agência TBWA fez para a marca Adidas, afim de promover a nova camisa do Ajax, um dos maiores clubes holandeses.

Nós brasileiros vimos recentemente o lançamento de 2 camisetas, 3º uniforme de clubes de São Paulo. Um não tão recente, foi o Palmeiras, com uma cor bem chamativa.

E o outro foi o Corinthians, lançando a camiseta roxa, que faz alusão à cor que traduz o grau de fanatismo do trocedor, expressada pelo termo: “Corinthiano Roxo.”

Acho as ações bem interessantes e que mostram que os clubes estão querendo ganhar dinheiro e usam uma fórmula conhecida, um outro canal de vendas. Claro que a venda de camisetas é auto-sustentável, mas os números aumentam muito quando há um fator para impulsionar as vendas, como a contratação de um craque, o que é cada vez mais difícil no Brasil, ou o lançamento de uma nova camiseta.

Mas ao Corinthians faltou um pouco de vontade de fazer vender, já que o time atuou pouquíssimas vezes com o 3º uniforme.

Aí é que estão as brexas, ou conhecidas oportunidades, de uma simples análise SWOT e é por isso que eu falo que faltam criativos nesta área.

Quanto ao São Paulo FC não tenho nem o que falar. Parece que lançaram um 3º uniforme, mas ninguém sabe e muito menos, sabe se verá o time jogar com ela.

 

 

Vale aprender um pouco com o espírito inovador mostrado nesta campanha de lançamento da nova camiseta do Ajax.

Uma área que me chama a atenção dentro do mundo do Marketing é o mkt esportivo.

Eu vejo como alguns clubes europeus trabalham tão bem na sua divulgação e fidelização do torcedor como cliente, que fico abismado ao ver que no país do futebol ainda somos tão aprendizes neste assunto. E olha que eles ainda não fazem tudo que dá pra ser feito.

Acho que falta às diretorias dos clubes e até mesmo aos torcedores, encararem este esporte um pouco como os astros encaram, como um mercado mesmo.

Entra ano sai ano e é a mesma coisa, salvo algumas excessões que acabam sendo assunto durante um ano inteiro, como o rebaixamento de um grande time.

Porém a gente vê sempre tudo igual, os jogadores parecem ter sido um dos poucos, além dos empresários a ver que é tudo business.

Se não fosse assim, ninguém ficaria triste a cada vez que um jogador é vendido para um clube europeu, porque a gente sabe q isso vai acontecer, é isso mesmo, é tudo manjado, é capaz de conseguirmos prever até pra que time vai aquele atacante, por quanto será vendido, quando irá pra seleção.

Tá tudo ficando sem graça, é não é difícil por um tempero nessa panelinha e fazer o mercado ficar bem mais interessante. A pergunta que eu faria é, será que vale a pena? Não para nós amantes do futebol e torcedores fanáticos pelo nosso time, mas sim para eles, os mesmos que semprem comandam os times e o que rola no futebol.

Neste mercado tão previsível, quando é que irá aparecer algo impresivível que faça a gente ficar de boca aberta, e não tô falando de um golaço, nem de mais escândalos, tô falando de idéias que envolvam os torcedores e times e que façam o futebol ficar mais legal, ter mais graça, não só pelo espetáculo que é em si e que mesmo com as dificuldades sempre será, mas pelo espetáculo que é o mundo da bola e que cada vez vai ficando mais imprevisível e sem graça.

Clubes, apostem nos criativos, dêem abertura para que eles botem pressão nessa panelinha.

Torcedores, cobrem mais ação, até os programas esportivos são a mesma coisa sempre (salvo algumas excessões, eles sabem quem são). Vocês não estão cansados da mesmice?

Meios de Comunicação, tá na hora de inovar, vamo lá, tem um monte de gente criativa aí, é só apostar. Quem ainda não cansou da mesma voz e jargão na televisão?

Hoje fica no ar essa dica.

Amanhã eu posto aqui uma ação que um clube fez de diferente, que é um exemplo só, mas que mostra disposição em mudar.

Um lembrete só. A Copa de 2014 tá aí.

Quando será que vamos começar a nos mexer em todos os setores e fazer um Copa digna para um povo apaixonado por este esporte?